Hipomelanose

O que é

A hipomelanose é uma desordem adquirida que afeta, particularmente, as extremidades de indivíduos de pele mais escura. Provavelmente afete todas as etnias, sendo apenas mais aparente em pessoas com essa tonalidade de pele. Atinge igualmente homens e mulheres, sendo mais frequente com o avançar da idade. Nota-se a presença de história familiar em cerca de 60% dos pacientes.

Sintomas

As lesões típicas são manchas esbranquiçadas, usualmente redondas, variando de 1milímetro a 2 centímetros de diâmetro, mais comuns nas áreas expostas das extremidades, principalmente na face anterior das pernas. Podem aumentar em tamanho e número com a idade.

Pela sua ocorrência na pele, especialmente em partes do corpo que ficam expostas, como pernas, dorsos das mãos e antebraços, acredita-se que a causa de seu surgimento seja a exposição crônica à radiação solar. O diagnóstico é feito por meio de um exame minucioso da pele, com lupa, realizado por um dermatologista, que revelará as bordas bem demarcadas e a cor porcelana das lesões.

Tratamento

O tratamento da hipomelanose é um desafio, pois existem poucos métodos efetivos. O dermatologista irá avaliar cada caso e explicar as alternativas disponíveis. Podem ser utilizadas a crioterapia e a microdermabrasão, entre outras alternativas.

Prevenção

A prevenção pode ser feita com a minimização da exposição solar, principalmente pessoas com história familiar de hipomelanose ou aquelas que comecem a notar as primeiras manchas na pele.

Fonte.: http://www.sbd.org.br/doenca/hipomelanose/

Outras Doenças Dermatológicas